Translate

quarta-feira, setembro 23, 2015

Nestes onze anos fazendo canções (letra e música) para as crianças cada vez mais as dúvidas me ganham. Será que existe uma música DE criança e uma música PARA a criança? A maioria das canções infantis que escuto, dizem respeito ao sentimento da criança contado por um adulto que se faz de criança para escrever como tal. No Zuando Som, venho tentando escrever sobre o sentimento da criança, mas observando tudo como adulto. Tento pousar o olhar sobre a coisa da saudade, do lúdico e do refazer a minha infância cada vez melhor. Percebo que a maioria das pessoas que escrevem como crianças grandes, acabam produzindo algo DE criança. A aceitação que tenho recebido da famílias, não só das crianças, me faz perceber que escrevo PARA a criança. Particularmente, me falta paciência para canções que remetem ao ensinamento de alguma coisa que o adulto compreende como correto. Fico aflito com este julgamento aparentemente dúbio. Prefiro escolher a temática, ou deixar o tema me escolher e trabalhar sem a menor pretensão de moralizar nada. Deixo a ideia ir para os caminhos que ela quiser. Não acho muito legal o pensamento de que arte foi feita para educar. Neste caso, prefiro os deseducados. Os que precisam fazer as suas pinturas, cantorias, as suas danças e deixam pra lá tudo isso que inventaram por aí e a gente não é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário