Translate

sábado, fevereiro 26, 2011

A Oficina Lúdica ZS para os Educadores

Para entender o professor precisei me tornar um. Quando estava perto de me graduar em Letras, percebi a necessidade de ir  ao encontro dos alunos. Passei algum tempo trabalhando como professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Minha relação com os adolescentes sempre foi direta. Na época, eu tinha vinte e três anos e entendia a responsabilidade de mostrar estes conteúdos com competência. Acho que consegui! De qualquer maneira, prefiro as crianças. Não que eu não tenha paciência, mas tenho consciência dos hormônios!
Com o passar dos anos, a vida foi me mostrando outros caminhos e como "o tempo é senhor das horas", aceitei imediatamente.  
Contar aos educadores as minhas experiências dentro e fora das escolas infantis, exigia e exige de mim, um olhar mais amplo das situações cotidianas da criança. Fico feliz quando encontro pessoas  dispostas a escutar. O adulto pensa que sabe tudo e que brincar é coisa de criança! Sempre que falo em adultos, lembro da ingenuidade poética do "Pequeno Príncipe
Não me recordo da primeira vez que fiz esta Oficina Lúdica ZS . Tudo aconteceu a seu tempo e lógico, eu não poderia guardar as situações maravilhosas que encontrava na prática numa caixa bem perfumada dentro de mim. Era necessário compartilhar com as pessoas.
Atualmente, utilizo estas oficinas para provocar questionamentos sobre a infância, e principalmente sobre o consumo desenfreado e suas implicações na cultura infantil.  Para isso, faço uso de livros, clipes, pequenos documentários, canções autorais e muitas brincadeiras usando o corpo e o canto. Uma festa para celebrar a vida!
Abaixo a descrição da Oficina Lúdica ZS para educadores

  

 
Oficina Lúdica Zuando Som
para educadores

Durante a Oficina Lúdica Zuando Som, Rodrigo Prates acompanhado do violão, toca canções autorais, mostra vídeos, brinca de roda e de trem, lê trechos de livros, emociona através das experiências vividas com os Mestres Griôs e comenta sobre o seu processo de composição. Esta Oficina Lúdica ZS tenta sensibilizar os profissionais da educação sobre a importância da musicalização e do entretenimento, aproximando crianças e educadores para que compartilhem experiências do cotidiano infantil de forma lúdica. No decorrer do encontro, surgem provocações sobre as canções infantis veiculadas na grande mídia e suas implicações no cotidiano escolar. Divertir e sensibilizar através das canções infantis , é a proposta da Oficina Lúdica Zuando Som.

Este encontro sugere um Diálogo com a musicalidade do ser humano e suas transformações. A linguagem musical acompanha a humanidade desde o início da civilização. A escrita foi criada posteriormente, para registrá-la e mantê-la viva de forma codificada. A música atua no corpo e desperta emoções revelando o pensamento de uma época e tendências de comportamento. Tornando-se um poderoso recurso educativo a ser utilizado no Ensino Fundamental e Educação Infantil, pois é preciso que a criança e os responsáveis sejam habituados a expressarem-se musicalmente, para que a música venha se constituir em algo permanente de seu ser representando uma inesgotável fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para ambos.
“A música contribui para um desenvolvimento pleno e harmônico, já que incide diretamente na sensibilidade na expressão e na reflexão.”(Teca Alencar de Brito, co-autora do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil)

São objetivos do encontro:

Sensibilizar os profissionais das Escolas em relação a importância da musicalização e do entretenimento, aproximando educadores, música e crianças fazendo com que compartilhem experiências e informações relacionadas ao cotidiano infantil de forma lúdica;
Apresentar fundamentos, conceitos e procedimentos adequados ao trabalho humanizado na Educação Infantil vislumbrando novos olhares sobre o fazer musical;
Provocar questionamentos sobre canções veiculadas na mídia e suas implicações no cotidiano escolar;
Divertir e educar através de situações encontradas nas canções do Zuando Som e de outros grupos ou compositores, fazendo com que a música passe a ser um meio de socialização, comunicação e aprendizagem.


Metodologia:

-Audição e reflexão de canções infantis dos anos 70, 80, 90 e 2000;
-Exibição do documentário: Criança a Alma do Negócio. Direção: Estela Renner -Debate sobre a importância da música na escola e suas possibilidades;
-Interação com os Professores através de brincadeira cantadas.


Referencias bibliográficas:

BEYER,Esther Sulzbacher Wondracek. O som e a criatividade: dimensões
da experiências musicais. Editora Santa Maria, 2005.
ORWELL, George. A Revolução dos Bichos. São Paulo: Globo, 2003.
BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil. São Paulo: Petrópolis, 2003.
QUINTANA, Mário. Rua dos Cataventos & Outros Poemas. Porto Alegre: L&PM, 2009
DUSSEL, Inés. A Invenção da Sala de Aula. São Paulo:Moderna, 2003.
SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir,1996
MIDANI, André. Música, Ídolos e Poder: Do Vinil ao Download. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
GARCIA, Leite Regina(Org.) Revisitando a Pré Escola. São Paulo: Cortez, 1993.
KINCHELOE, Joe L. (Org.) Cultura Infantil: A Construção Corporativa da Infância: Civilização Brasileira, 2001














"O saber entra pelos sentidos e não somente pelo intelecto"
                                                                                 Frei Betto
                                               

                                                  Referências Bibliográficas:

BEYER,Esther Sulzbacher Wondracek. O som e a criatividade: dimensões
da experiências musicais. Editora Santa Maria, 2005.
ORWELL, George. A Revolução dos Bichos. São Paulo: Globo, 2003.
BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil. São Paulo: Petrópolis, 2003.
QUINTANA, Mário. Rua dos Cataventos & Outros Poemas. Porto Alegre: L&PM, 2009
DUSSEL, Inés. A Invenção da Sala de Aula. São Paulo:Moderna, 2003.
SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir,1996
MIDANI, André. Música, Ídolos e Poder: Do Vinil ao Download. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
GARCIA, Leite Regina(Org.) Revisitando a Pré Escola. São Paulo: Cortez, 1993.
KINCHELOE, Joe L. (Org.) Cultura Infantil: A Construção Corporativa da Infância: Civilização Brasileira, 2001


                                                Fé e Pé  

Nenhum comentário:

Postar um comentário